Educação
Várias crianças carecem de condições básicas de alimentação, vestuário, material escolar, incluindo incentivo para prática de actividades de recreação ou entretenimento. KULIMA realiza actividades com realização de workshops de mobilização do grupo alvo, realização de encontros com as crianças e respectivas famílias e distribuição de Kits de material escolar, incluindo a construção de infra-estruturas escolares. O objectivo destas actividades é assegurar que todas as crianças tenham acesso à educação, promovendo actividades de sensibilização das comunidades, professores, sobre questões básicas de protecção de menores (direitos da criança, e trafico de menores), violência doméstica.
Os programas de Saúde não devem ser realizados como específicos, e na experiência da KULIMA, para que o impacto seja eficaz, todos os programas de sensibilização sobre a prevenção do HIV/SIDA, Cólera, Tuberculose e outras doenças infecciosas e oportunistas, ficam inseridos num programa de “Educação Sanitária Comunitária”.
Em alguns programas, o tema HIV/SIDA ocupa um capítulo específico. Por essa razão, os operadores sociais que realizam as actividades, focalizam as diferentes problemáticas desta pandemia, através das outras temáticas (como a gravidez, aleitamento materno, transfusão de sangue, drogas, medicina tradicional, etc.). Esta dinâmica integra e desperta muita atenção e aceitação nas comunidades, sobretudo, nas mulheres que reparam os problemas familiares no seu conjunto e não somente direccionados a uma situação contingente.
A KULIMA ganhou esta consciência de operar na educação integrada, devido ao impacto directo com as comunidades de base, que exigiram que a mensagem tivesse uma atenção aberta à todas as problemáticas da família e da comunidade no geral.
Parceiros oficiais: MISAU, MINEC, CNCS, UNAIDS, Emb. da França, e outras ONG’s Internacionais